Cartas Alan Taylor 2024

162- Cultivando Esperança

Cultivando Esperança

Recentemente ouvi uma história poderosa e gostaria de compartilhá-la com você. Na década de 1950, fizeram um experimento com vários ratos da mesma raça; eles tinham dois grupos, um domesticado e outro selvagem. Os humanos, é claro, criaram os domesticados; eles foram alimentados e cuidados durante toda a vida, enquanto os selvagens eram criaturas ferozes que sobreviveram por sua própria inteligência e força.

Eles colocaram os primeiros ratos em pequenos baldes com água, onde não conseguiam sair ou chegar ao fundo. O teste era ver quanto tempo eles conseguiriam nadar antes de se afogarem. O primeiro teste revelou que os ratos domesticados continuaram nadando durante quarenta a sessenta horas antes de desistirem. Então, eles colocaram os ratos selvagens em seus baldes, esperando um tempo de natação mais longo porque os ratos selvagens eram conhecidos por serem fortes na água; entretanto, depois de apenas quinze minutos, os ratos selvagens desistiram e se afogaram.

Eles ficaram chocados com a diferença, porque os ratos eram da mesma raça, com a única diferença de que um era selvagem e o outro domesticado. A dedução foi que esta não era uma diferença física, portanto deve ser uma diferença mental e fisiológica baseada na sua educação. Então, eles fizeram um novo experimento com ratos selvagens e colocaram um novo lote nos baldes. Desta vez, aos quinze minutos, pouco antes de desistirem, eles os resgatariam da água, segurariam os ratos e os secariam enquanto se recuperassem. Imediatamente, eles os colocariam de volta na água para ver quantos minutos mais eles tentariam sobreviver. Agora, desta vez, o rato selvagem, com o novo conhecimento de que havia ajuda, continuaria por mais quarenta a sessenta horas. A conclusão foi que o rato tinha a capacidade de permanecer forte, enquanto tivesse esperança de conseguir chegar à vitória.

Agora, não estou nos chamando de ratos de forma alguma; no entanto, há uma lição importante que acredito que podemos aprender com esta experiência. Nesta vida, nós, crentes, enfrentaremos a resistência do inimigo em cada passo que dermos em direção a Deus. Lutas, dificuldades e até perseguições serão lançadas sobre nós e isso exigirá uma força além da nossa capacidade de superação. Está escrito em 1 Pedro 1:6-7: “Portanto, nesta verdade, exultais! Mesmo considerando que agora, e por algum tempo ainda, tenhais de ser afligidos por toda espécie de provação.  Assim acontecerá para que a sinceridade da vossa fé seja atestada, muito mais preciosa que o ouro que se corrompe, ainda que refinado pelo fogo, resultando em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. 

Esses testes e provações nos diminuirão ou nos tornaremos mais fortes no Senhor. A chave é permitir que a nossa fé em Deus nos leve à vitória. Enfrentaremos muitas situações neste mundo que exigirão fé em Deus para sobreviver; alguns deles serão inspirados de maneira demoníaca e outros serão simplesmente as dificuldades da vida, mas de qualquer forma, eles estão chegando e podemos vencer em todos eles. O plano de Deus para as nossas vidas depende de passarmos com ousadia por todos os testes e provações, e não falharemos porque Ele não pode falhar.

Já vi crentes no meio de uma fornalha ardente que  se recusarem a correr, firmados na Palavra de Deus, e então, quando passaram, nem sequer cheiravam a fumaça. Então, vi outros desistirem e fugirem quando não conseguiram o que queriam na igreja. A principal diferença entre quem tem fé e quem fracassa é sempre a esperança. Há uma razão pela qual o alvo número um do diabo é a sua esperança: se ele conseguir apagar o fogo da esperança em você, então você deixará de acreditar.

Lemos em Hebreus 11:1: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”. A fé se baseia na esperança; a esperança é o seu fundamento; você nunca encontrará fé sem primeiro ver a esperança. Isso nos dá uma ótima visão sobre como nos preparar para futuras batalhas e dificuldades. Sua esperança é o alvo número um do inimigo porque se ele conseguir extinguir sua esperança, você desistirá rapidamente; entretanto, se sua esperança for forte, você se tornará um lutador. Seremos míopes se não construirmos a nossa esperança hoje e todos os dias.

Quero compartilhar três ferramentas essenciais para cultivarmos nossa esperança em Deus como nossa força. Então, quando enfrentarmos dificuldades, encontraremos fé para a vitória. O número um é simples: cerque-se de pessoas que estão trilhando o caminho da fé. Construa amizades e uma comunidade ao seu redor de pessoas que ousam acreditar na Palavra de Deus.

Número dois: Plante a Palavra de Deus no seu homem interior. Leia, confesse, estude porque isso formará a base de quem você é em Deus. Diz em Josué 1:8-9: “Este livro da Lei não se apartará da tua boca, mas meditarás nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo o que nele está escrito. Pois então você tornará próspero o seu caminho e terá bom sucesso. Eu não ordenei a você? Seja forte e tenha coragem; não tenha medo, nem se assuste, pois o Senhor, seu Deus, estará com você por onde você andar”.

O número três é pessoal para você e para o Senhor: Escreva tudo o que você acredita que Deus falou sobre você e o seu futuro. Acompanhe cada nota do seu tempo de oração e cada profecia verdadeira proferida sobre você. Chamamos isso de projeto pessoal que Deus tem para você. Paulo contou a Timóteo sobre essa prática geradora de esperança de ler o que Deus falou sobre você e para você. “Esta ordem eu te confio, filho Timóteo, de acordo com as profecias anteriormente feitas a seu respeito, para que por elas você possa travar o bom combate.” 1 Timóteo 1:18

Há muitas vitórias lindas pela frente nesta incrível aventura em que estamos. Sejamos prudentes e diariamente edifiquemos a nossa esperança, de uma forma que o diabo se preocupe conosco. Deus tem um plano para vencermos todas as batalhas, e venceremos, desde que não desistamos. Você já é vitorioso Nele.

Seu amigo,

Alan

Please publish modules in offcanvas position.