Cartas Alan Taylor 2023

157- Fundação da Verdade Eterna

Fundação da Verdade Eterna

A melhor maneira de entender a existência de diferentes denominações de igrejas centradas em Cristo,, em todo o mundo, é olhando através dos olhos de Deus. Se você for como eu, já encontrou inúmeras ideias e opiniões sobre como deve ser a vida de um cristão. Talvez você tenha lutado para compreender como isso é possível quando todos nós usamos a mesma Bíblia. A verdade é que, se todos fossem ensinados pelo mesmo Mestre — o Espírito Santo — chegaríamos às mesmas conclusões. No entanto, muitos indivíduos com boas intenções falam em nome de Deus e incorporam seus próprios pensamentos naturais à Escritura.

Existe uma sabedoria que vem da mente dos homens sobre como ter sucesso nesta vida, que pode parecer boa, mas carece do poder de trazer a transformação. No entanto, existe uma verdade que se origina na própria mente de Deus e é transmitida aos crentes nesta terra. O principal método pelo qual o Espírito Santo ensina esta verdade é a oração em línguas. Como nosso espírito está conectado com o Espírito de Deus, podemos mergulhar nas profundezas de Sua sabedoria. Uma vez que esta revelação se enraíza no homem interior de uma pessoa, ela pode ser compartilhada e transmitida, nunca perdendo seu poder transformador.

O apóstolo Paulo abordou esta questão com um exemplo em 1 Coríntios 3:9-11: “Porque nós somos cooperadores de Deus; você é o campo de Deus, você é o edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como sábio construtor, e outro edifica sobre ele. Mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode lançar outro fundamento além do que já foi posto, o qual é Jesus Cristo”.

Nesta passagem, Paulo, em sua qualidade de apóstolo, permanece firme e declara que o fundamento foi lançado por ele e por outros que o seguiram. É crucial que reconheçamos que o único fundamento aceitável é Jesus Cristo. Enquanto qualquer pregador proclamar este fundamento, ele permanecerá fiel ao evangelho. A salvação por meio de Jesus permanece como o alicerce do cristianismo, e nenhuma outra verdade tem maior importância.

Ele continua: “Ora, se alguém edificar sobre este fundamento com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um ficará clara; pois o Dia o declarará, porque será revelado pelo fogo; e o fogo provará a obra de cada um, de que tipo é. 1 Coríntios 3:14-15

Durante esse tempo, a cidade de Roma ostentava edifícios notáveis, alguns dos quais ainda existem nos dias de hoje. Havia comunidades ricas e pobres espalhadas pela cidade. Os habitantes ricos construíram suas casas usando pedras sólidas como mármore e granito, adornando-as com ouro e prata preciosos. Por outro lado, os pobres tiveram que se contentar com materiais humildes como madeira, feno e palha para suas casas. Infelizmente, as cidades eram frequentemente atormentadas por incêndios destrutivos onde não existiam técnicas modernas de prevenção de incêndios. Esses incêndios varriam bairros inteiros, e o material usado na construção das casas determinaria se elas sobreviveriam ou virariam cinzas.

Aqui, Paulo está transmitindo uma mensagem poderosa aos pregadores do seu tempo. Ele compara seus ensinamentos a materiais de construção para a fé das pessoas, enfatizando que tudo passará por uma prova de fogo. Na Roma antiga, como na vida, nossas escolhas podem ter um impacto duradouro. Se sua doutrina vier de fontes mundanas, qualquer coisa construída sobre ela se desintegrará como cinzas. Porém, aquele que é construído com a Verdade Divina resistirá a qualquer prova, resistindo a todos os fogos. Lembre-se de que somente as verdades eternas fornecem um alicerce sólido para nossa vida.

Ele então compartilha em 1 Coríntios 3:16-17: “Você não sabe que você é o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em você? Se alguém contaminar o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo, templo esse que você é”. Viver nossas vidas guiadas pela sabedoria humana temporária pode nos roubar as recompensas celestiais. Além disso, se uma mensagem enfraquece Jesus como fundamento, ela contamina o próprio templo de Deus. A salvação por meio de Cristo é o único caminho para chegar ao Céu. Muitos cristãos ficarão surpresos ao ver suas obras virarem cinzas porque foram construídas sobre a sabedoria terrena. No entanto, eles ainda serão salvos.

Tive o privilégio de ouvir os ensinamentos de muitos homens e mulheres notáveis de Deus. Eles transmitiram lições valiosas, todos com boas intenções. No entanto, é de vital importância que eu discirna entre a sabedoria dos homens e a sabedoria de Deus. Cada pregador usa a Bíblia e compartilha o que Deus lhes revelou. No entanto, quando estiver diante de Deus, serei responsável por minha própria vida. As crenças que abraço e permito que me moldem são de minha exclusiva responsabilidade. Não posso confiar na opinião de ninguém sobre a importante questão do meu futuro eterno. Também reconheço que me falta inteligência para discernir inteiramente a diferença.

Felizmente, meu Pai Celestial não sobrecarregou a mim ou a nenhum pregador com essa imensa responsabilidade. Ao vez disso, Ele confiou ao Espírito Santo, que foi designado como meu Mestre, essa importante tarefa.  Em 1 Coríntios 14:2 está escrito:Porque o que fala em línguas estranhas não fala aos homens, mas a Deus, porque ninguém o entende; porém, em espírito, fala mistérios”. Quando dedico tempo para orar em línguas, meu Mestre pessoal, o Espírito Santo, transmite mistérios e verdades da mente de Deus ao meu entendimento espiritual. Essas revelações estão além das palavras, são eternas, indescritíveis e mudam vidas.

Vamos, como igreja, continuar priorizando o tempo gasto no quarto de oração, convidando a verdade de Deus para nossas vidas. Ao fazer isso, garantimos uma maravilhosa celebração de recompensas para a eternidade.

Seu amigo,

                                               Alan

Please publish modules in offcanvas position.